Volvo XC40 vai estrear motor 1.5 turbo e terá versão híbrida
A Volvo foi uma das estrelas em Genebra, no salão automóvel… "real" – protótipos à parte –, ao apresentar a nova geração do seu "best-seller" XC60. Mas, este ano, a marca sueca não se ficará por aqui no seu ambicioso processo de renovação e prepara-se para lançar um novo SUV compacto, o XC40.
Este novo motor é derivado do quatro cilindros 2.0 e será utilizado noutra versão particularmente interessante: o XC40 também será vendido como híbrido "plug-in", em que aquele 1.5 receberá o apoio de um motor eléctrico de 75 cv. Esta versão, denominada T5 Twin Engine, terá tracção dianteira e estará equipada com caixa automática de sete velocidades e dupla embraiagem, tendo a capacidade de percorrer cerca de 50 km em modo puramente eléctrico. O Volvo XC40 contará, obviamente, com motorizações Diesel e outros propulsores a gasolina.
O XC40, primeiro SUV compacto da Volvo, será o primeiro modelo a usar a plataforma Compact Modular Architecture (CMA) que servirá outros modelos a lançar num futuro próximo, como a futura geração do V40, esperada em 2019, nas variantes "normal" e Cross Country. Nas versões mais altas da gama, tanto em equipamento como em motorizações, o Volvo XC40 tem a ambição de concorrer com o Range Rover Evoque, apesar de as suas dimensões serem um pouco mais compactas.